O que é uma célula?

A célula é o coração da igreja local

Somos uma igreja formada por células, ou seja. Isto significa que a célula é nossa prioridade. Isto quer dizer que tudo acontece através e a partir das células. Você poderia pensar, “Não deveria ser missões a nossa prioridade?” Mas na realidade não existe outra maneira melhor e mais eficaz de fazer missões como Igreja Local do que através das células. Células não são eficazes somente para alcançar a nossa “Jerusalém”. Isso acontece de forma impressionante. Mas as células também alcançam nossa “Judéia,” “Samaria,” e o resto do mundo. Pois com a visão celular, um enorme contingente de líderes são treinados e preparados para o ministério. E, o mais interessante é que, não é apenas de forma teórica, mas na prática.

As pequenas células trazem grandes resultados

Você pode perguntar porque as células são tão importantes, já que se trata de algo tão pequeno? A razão é simples. Além de ser um modelo bíblico e ter sido praticado pelos primeiros cristãos, traz grandes resultados e benfícios para a Igreja Local. Como já estudamos na lição 4, é na célula que vamos aprender a desenvolver comunhão com Deus e com os irmãos. É lá que vamos desenvolver vínculos fortes de amizade e camaradagem. É lá onde seremos cuidados, pastoreados, encorajados. É lá que vamos aprender a descobrir nossos dons e talentos e começar a servir a Deus e a igreja.

A célula é o seu lugar de treinamento prático

Que privilégio você tem de fazer parte de uma célula e começar a desenvolver os dons que Deus tem lhe dado a fim de ser usado para a glória dEle. É na célula que você vai por em prática o que está aprendendo no CEL (Curso de Edificação de Líderes) e na REAL (Reunião de Aperfeiçoamento de Líderes). A célula é o seu laboratório ministerial. É lá que você vai começar a descobrir e praticar seus dons e o jeito certo de fazer a obra de Deus.

Discipulado um a um (MDA) é o coração da célula

Você deve estar lembrado da ênfase dada na lição 6, de que cada seguidor de Jesus deve obedecer o mandamento de fazer discípulos. Na célula cada pessoa deve ter um discipulador e também pelo menos três discípulos (MDA 3). Este é um dos nossos segredos , pois acreditamos demais nesse princípio do discipulado um a um e não somente em células. Sempre devemos ter alguém a quem prestamos conta da nossa vida, assim como sempre devemos estar acompanhando a vida de alguém. Todo crente deve ter alguém que ele está ensinando, e todo crente deve ter alguém que tem autoridade sobre ele. Não podemos andar sozinhos. Isso é muito perigoso. Você já está sendo acompanhado! Glória a Deus por isso! Agora você deve acompanhar outra pessoa. É assim que tudo funciona. Discipulado não é uma opção, é um mandamento.

 
Igreja Batista Vida em Riacho Grande